Uma pergunta que escuto o tempo todo, tem relação com o uso de softwares de Mapas Mentais.
Muitas pessoas, incluindo estudantes e profissionais, insistem em querer usar alguma coisa para não trabalhar, uma "mágica" qualquer que possa fazer com que eles resolvam os problemas apertando uma tecla do computador ou, no caso de estudantes, que possam aprender as matérias sem estudar.
Vou ser curto e grosso: isso não existe!
Os mapas mentais não são um truque para gestão de informações ou um truque para aprender sem estudar. Eles são uma ferramenta. Como um martelo é uma ferramenta para pregar. Mas você ainda tem que martelar!
Marcelo Corrêa, ex-presidente da Sociedade Brasileira para Gestão do Conhecimento, escreveu um prefácio para o livro Gestão de Empresas na Era do Conhecimento em que escreve: a tecnologia, por si só, gera pouco resultado estratégico. No máximo, torna mais rápidos os processos tradicionais. Mas o que faz diferença, realmente, são as pessoas.
É isso. Os programas de Mapas Mentais aceleram a organização e a comunicação com outras pessoas (equipes de trabalho ou da escola). Isso representa uns 10% do retorno possível de um Mapa Mental. Para extrair os outros 90%, você tem que pensar em mapas mentais. Tem que fazer mapas na mão.
Tem que martelar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nosso propósito
O propósito deste blog é partilhar idéias e exemplos sobre Mapas Mentais e workshops de certificação. Por meio deste trabalho, quero valorizar meus instrutores, clientes e praticantes de Mapeamento Mental em todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário