segunda-feira, outubro 23, 2006

Iniciando o novo blog

Mapas Mentais são uma ferramenta muito simples -mas muito poderosa- de ordenação de idéias, usada em larga escala no mundo empresarial e corporativo -fora do Brasil- mas ainda é pouco compreendida em nosso país.

Este blog (que agora está em novo endereço), tem o objetivo de tratar dessa ferramenta.

Você pode -- e deve -- usar Mapas Mentais ao criar (ou participar de) palestras, seminários, brainstormings, aulas, planejamento, solução de problemas, sessões de criatividade, reuniões, reportagens, investigações ... enfim, em todas as situações nas quais haja muitas idéias, conceitos e sequências de operações a serem organizadas e compreendidas.

A ferramenta é adequada para gestão de informações, brainstormings, visualização de conceitos macro-micro e para fazer resumos, relatórios, roteiros de palestras, compreensão e resumo de livros, atas de reuniões, estratégias de estudos e resolução de problemas.

O interessante é que os Mapas Mentais funcionam exatamente como o seu cérebro. Quando você vai elaborando um Mapa Mental (se você souber como fazer corretamente, claro) cada parte do mapa é associada com o restante, isto é, vai criando conexões entre cada parte do seu pensamento.

Um comentário:

impacto disse...

Compreendo o conceito de mapas mentais e até já tentei usá-los no dia-a-dia. Entretanto, ainda não consegui fazer com que os mapas mentais se tornassem um ferramenta de eficiência. O Que devo fazer? Ler livros, assistir palestras ou simplesmente praticar muito?

Nosso propósito

O propósito deste blog é partilhar idéias e exemplos sobre Mapas Mentais e workshops de certificação. Por meio deste trabalho, quero valorizar meus instrutores, clientes e praticantes de Mapeamento Mental em todo o mundo.